EDUCAÇÃO

COERENTE E COMPLETA

O Projeto Educativo de Bons Ventos está baseado nos princípios da Educação Personalizada, na qual todos os seus alunos recebem uma atenção especial, respeitando a realidade mais profunda do ser humano: sua condição de pessoa. Como cada pessoa é única e irrepetível, assim deve ser tratada no processo educativo.

 

O tratamento pessoal aos alunos é por si só educativo. Essa postura esclarece às crianças sobre a sua dignidade como pessoa e leva, por consequência, a cada aluno a buscar, livremente, a perfeição segundo um projeto pessoal de vida.

Em Bons Ventos as crianças aprendem a encontrar a alegria nas tarefas cotidianas bem feitas, na convivência humana e na ação solidária. Nessas ocasiões atualizam suas potencialidades, adquirem conhecimentos, desenvolvem aptidões e virtudes. Entretanto, como as intervenções centram-se na pessoa de cada aluno, em cada um deve ganhar uma unidade harmônica, uma unidade de vida. Por isso, falamos em uma educação não apenas personalizada, mas, também, coerente.

É coerente, também, a educação porque pais e escola compartilham valores e posturas, o que proporciona para a criança maior clareza e segurança.

Damos pleno sentido à educação integral a partir de nossa filosofia. Oferecemos o que chamamos de educação completa baseada em cinco dimensões.

Ligue:

(84) 2226-3954

(84) 98811-1352

EDUCAÇÃO EM 5 DIMENSÕES

 

Em Bons Ventos o processo educativo atende ao desenvolvimento das cinco dimensões da pessoa: física, intelectual, emocional, social e espiritual. Ou seja, desenvolvem-se a corporeidade, a inteligência, a vontade, a afetividade, e o senso do transcendente:


 

​A DIMENSÃO FÍSICA: DESENVOLVENDO A CORPOREIDADE

 

Em Bons Ventos as crianças comem alimentos adequados, prescritos por uma nutricionista, em um ambiente tranquilo e bem iluminado. Enquanto se alimentam, os alunos recebem informações sobre a importância dos alimentos e sobre repartir a refeição com os colegas. Fomenta-se a independência e o espírito de serviço e ajuda. Todos praticam e são incentivados a praticar exercícios com frequência. As crianças dispõem de sessões com uma terapeuta ocupacional e participam de aulas de psicomotricidade, onde procura-se desenvolver tônus, coordenação motora, equilíbrio, agilidade, força, velocidade, e o desenvolvimento das habilidades psicomotoras como a lateralidade, percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, e no aspecto psicossocial destacam-se o desenvolvimento da sociabilidade e autoconfiança. Também é parte da educação sobre a corporeidade o aprender a descansar, por isso as crianças aprendem sobre a importância de descansar o que basta.

​A DIMENSÃO INTELECTUAL: DESENVOLVENDO A INTELIGÊNCIA

 

Queremos contribuir para que os alunos desenvolvam o próprio critério, e sejam capazes de aderir livremente à verdade, o que só pode ser alcançado com o pleno desenvolvimento intelectual de cada aluno.

O Projeto de Bons Ventos está intencionalmente direcionado a proporcionar conhecimentos, hábitos e técnicas de trabalho intelectual aos alunos, aproveitando suas inclinações pessoais para inseri-los no mundo dos pensamentos. Estamos conscientes que é impossível realizar uma prática educativa completamente neutra, mas a postura da Escola é a de dar às crianças as bases indispensáveis para que encontrem, por si mesmas, uma sólida fundamentação racional.

​A DIMENSÃO EMOCIONAL: DESENVOLVENDO A VONTADE E A AFETIVIDADE

 

A Educação Infantil em Bons Ventos almeja dar meios para que as crianças exercitem as virtudes e desenvolvam a vontade, buscando fortaleza nos compromissos e maturidade pessoal. Acreditamos que uma educação completa não se resume ao aprender a pensar, mas que os alunos precisam, sim, fortalecer a vontade e adquirir virtudes humanas. Para isso, cada criança é orientada a formar bons hábitos através do próprio esforço e da sua adesão livre e pessoal a alguns valores universais. Em termos de capacidades, nossos alunos deverão poder viver com fortaleza os compromissos que livremente fizeram, considerando e aceitando as consequências das próprias decisões. Uma pessoa com vontade forte terá maior confiança em si mesmo e será capaz de fazer o que dever ser feito.

Procuramos proporcionar aos nossos alunos experiências e meios para que desenvolvam a afetividade, descubram que sentimentos devem ajudar à vontade a caminhar para o bem. Acreditamos que o desenvolvimento da afetividade é complementar e não menos importante que a formação da inteligência e o fortalecimento da vontade.

Os sentimentos são parte importante na vida pessoal, onde influenciam atitudes e motivações. Por isso, é importante educar os sentimentos: reconhece-los, comunica-los conscientemente, contar com eles para que ajudem a vontade a caminhar para o bem.

​A DIMENSÃO SOCIAL

 

A escolarização é uma oportunidade para a convivência. Por isso, o processo educativo integral deve aproveitar-se dessa ocasião social para despertar nos alunos uma conduta que promova e aumente sua competência social e melhore seu desenvolvimento global.

Em Bons Ventos, a educação social procurar fazer de cada um de nossos alunos capaz de: integra-se; de respeitar aos demais; de comunicar-se (interagindo com os demais); de participar e coparticipar (trocando objetos, livros, brinquedos, material didático, jogos e trabalhos em comum); de aceitar as diferenças; de respeitar os hábitos religiosos dos demais; de ser generoso (ajudando em tarefas de grupo); de saber distinguir o que está bem feito e do que está mal feito; de ajudar aos demais em caso de necessidade ou quando se solicite ajuda; de interiorizar a necessidade da pontualidade, da ordem, da higiene, do respeito à propriedade alheia; de experimentar dos resultados da própria conduta e reflexão sobre o que é aceito e o que não é.

​A DIMENSÃO ESPIRITUAL: DESENVOLVENDO O SENTIDO DE TRANSCENDÊNCIA

 

Em Bons Ventos incitamos os alunos à descoberta dos outros e de Deus. O desenvolvimento da dimensão espiritual faz o homem descobrir a si mesmo, seus objetivos e o sentido de sua vida. Mais ainda, ajuda-o a cultivar valores como justiça, respeito, liberdade, ética, verdade. Com todo respeito à liberdade de cada um, Bons Ventos oferece a possibilidade de formação cristã, segundo os ensinamentos da Igreja Católica, para alunos, professores e familiares que assim desejem. No processo de formação religiosa que se faculta à comunidade educativa procura-se alimentar a inteligência com a doutrina da fé, o que poderá ajudar às pessoas a adquirirem bons hábitos de conduta e de piedade e a por no coração o alento em viver conforme a vontade de Deus. Todas as práticas sacramentais e de atenção espiritual pessoal que se oferece na escola são de caráter voluntário, com especial respeito pela liberdade de consciência, no entanto, sem relativizar os conteúdos da fé ou da moral.

© 2016 por ASPEP - Associação Potiguar de Educação Personalizada

Contate-nos: 84 2020-8128   /   escolabonsventos@gmail.com  /   Av. Gov. José Varela, 2950, Capim Macio. Natal-RN-Brasil.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now